terça-feira, 7 de abril de 2009

Profecias, profetas e profetagens

PROFECIAS, PROFETAS E PROFETAGENS

Por Pastor Luiz José Bento Filho.

Religiões e religiões..... tantas e tantas que muitas vezes nos confundem a cabeça só de escutar incontáveis pessoas, pregadores, pastores e PROFETAS que vislumbram e pregam uma nova vida de paz, alegria, prosperidade, riqueza e muitas coisas boas. Esses são os profetas das boas notícias. Mas e aqueles que só trazem maldições? Dizem veementemente que Deus irá lhe castigar sobre determinada coisa, que a mão do Altíssimo pesará sobre você! Eis que digo, uma grande luta cairá sobre ti, muito sofrerás, mas ao final a vitória será garantida. Vem também aqueles que “advinham” seu chamado ministerial dizendo: Deus me mostra que você tem o chamado pastoral, evangelístico ou outras coisas. E que Deus está sobre ti, e que sempre andarás contigo.

Quantas vezes você ouviu ou participou disso ou de coisa parecida?

Vamos então realizar uma análise bíblica sobre a vida do crente em Jesus Cristo e verificar se esses “profetas” contaram algo novo:

Quanto à paz Jesus disse:

“Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada”.

Mateus 10:34

Jesus foi muito direto ao falar sobre sua obra, e deixou claro que a vida do cristão seria uma constante luta para alcançar a coroa da vida. É preciso combater o bom combate.

“Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé”. II Timóteo 4:7. Há paz em guerra? Ou há prosperidade na Guerra? Não deve ser a luta uma constante na vida do verdadeiro Cristão? A nossa paz está além dessa terra, deste local que vivemos. Nossa paz é futura, está guardada na Nova Jerusalém que é preparada para o eleitos de Deus. “E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas”. Apocalipse 21:1-4

E Quanto às riquezas. Preciso mesmo delas?

“Não vos preocupeis pelo dia de amanhã, porque o amanhã trará o seu próprio cuidado; ao dia, basta o seu trabalho”. Mateus 6: 34

“E disse a seus discípulos: portanto vos digo, não andeis preocupados com a vida pelo que haveis de comer, nem com o corpo pelo que haveis de vestir. Pois a vida é mais que o alimento e o corpo mais que a roupa. Observai os corvos, que não semeiam nem ceifam, não têm despensa, nem celeiro, e no entanto Deus os alimenta; quanto mais valeis vós do que as aves”! Lucas 12:22-24

Deus nos sustenta. Conhece a nossa necessidade, sabe o que pensamos e o que somos, portanto, é necessário deixar Ele cuidar de nossas necessidades. Deus não nos deixa passar fome ou viver de forma miserável. “Ainda que caia, não ficará prostrado, pois o SENHOR o sustém com a sua mão. Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua semente a mendigar o pão”. Salmos 37:24-25. Deus nos abençoa com o serviço diário, com a saúde e com a força para viver neste mundo tenebroso até o dia em que vira buscar sua noiva, a qual todos os crentes verdadeiros são partes integrantes.

Porque então a teoria da prosperidade? Ela existe só para apagar o brilho da salvação divina que Jesus nos deixou. A riqueza para eles vale mais que a salvação.

E quanto ao seu chamado na obra de Deus? Não é necessário profetizar para que isso aconteça, nem muito menos passar por rituais mirabolantes para ser um grande pregador na casa de Deus. Digo-te os critérios sem precisar profetizar. Primeiro vamos à ordem de Jesus: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém”. Mateus 28:19-20

O fato da autoridade de Cristo exige ação. Jesus não é apenas uma figura histórica interessante. Não aprendemos dele de uma maneira puramente acadêmica. Quando encontrarmos o Cristo, nossa vida mudará. Ou nós o rejeitaremos ou seremos impelidos a agir pelos mandamentos dele. A conjunção conclusiva "portanto" sugere tal motivação. Quando ele olhou para os onze galileus ao seu redor, Jesus lhes disse como este "portanto" determinaria o curso de suas vidas: "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações". Esta incumbência apostólica, cumprida por um punhado de homens convictos de que o Messias estivesse com eles, mudaria o mundo. Jesus mandou que levassem a mensagem ao mundo inteiro, e pretendia que a sua ordem fosse plenamente obedecida. Ele não perdeu tempo ouvindo desculpas, e nada no texto sugere que eles oferecessem argumento algum. O Rei enviou os seus embaixadores, e já tinha dito que o evangelho seria pregado ao mundo inteiro naquela geração (Mateus 24:14.34). Uns 30 anos depois, o apóstolo Paulo disse que esta missão era cumprida quando falou "do evangelho que ouvistes e que foi pregado a toda criatura debaixo do céu" (Colossenses 1:23). Isso é uma ordem, e não uma profecia. Então não temos escolha a não ser cumprir. Mas para isso é necessário crescer e deixar de sermos meninos na casa de Deus. “Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino”I Co 13:11. E deixar de ser menino é estudar a palavra de Deus, ter maturidade cristã, ser obediente a igreja e aos pastores, e ter comunhão com o Espírito Santo e se deixar ser usado por Deus. Não é necessário profecia para isso. Já esta escrito na Palavra.

Tantas vezes vemos crentes iludidos por cenas teatrais de artistas pseudocrístãos que se intitulam profetas e pastores, que usam de lábias vorazes que penetram a alma daquele que não conhece a verdade, a única que liberta. E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” João 8 : 32. E quem é a verdade? A palavra de Deus é a verdade, ela não precisa mais ser profetizada, precisa ser estudada, senão o crente morre: “O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos”. Oséias 4:6 . Observou que é o conhecimento que faz o sacerdote (pastor), e não a profecia? E porque às vezes alguns cristãos andam atrás de profecias? Porque tem dificuldade de exercer obediência.

Muitos são os artistas que enganam o povo. Muitos são os profetas que aparecem a cada dia para distorcer a Palavra de Deus. Mas precisamos combater de todas as formas esse tipo de lobo que se infiltra nas igrejas com o lema que DEUS REVELA TUDO. E se Ele não quiser revelar?

Você sabe o que é um profeta?

A palavra “profeta” vem do grego “prophetes”, e significa “falar antes”, é uma denominação que se dá ao fenômeno pelo qual em algumas religiões, a revelação de uma divindade ou de seus ensinamentos quanto ao passado, presente ou futuro, é atribuída à palavra falada ou escrita de um ou mais indivíduos tidos como “profetas”, “iluminados” ou “inspirados”. Profeta é quem, inspirado pela divindade ou convencido de estar possuído por uma entidade espiritual superior, fala em nome da mesma e transmite sua mensagem. Assim, a figura do profeta perde seu significado essencial quando é reduzida ao poder de predizer o futuro, o que não constitui mais do que um elemento acessório de sua missão.
Desde suas origens, a autoridade do profeta adquire teor ao mesmo tempo religioso, político e moral.


Os Falsos Profetas

Os falsos profetas, mesmo que não concordem com uma afirmação surgem sempre como reacionários contra a religião dominante ou contra uma denominação religiosa. Considerando corrupta, corrompida ou insatisfatória sua religião ou denominação, organizam movimentos, princípios, doutrinas, regras e normas que satisfazem, levando muitos outros consigo. Comumente se dizem “escolhidos” por Deus para uma missão especial; considerando-se “canais” a quem a divindade usa para transmitir a sua mensagem e têm sempre uma “revelação especial” que as pessoas precisam ouvir. Não há como definir uma quantidade exata destes pseudoprofetas, haja vista, a enorme quantidade de religiões (cerca de duas mil) e as inúmeras seitas (mais de dez mil) em todo o mundo. Devemos levar em consideração ainda o aumento contínuo a cada ano de novos movimentos religiosos, o que torna quase impossível um catálogo exato.

A Bíblia já avisou:

“Igualmente hão de surgir muitos falsos profetas, e enganarão a muitos...” Mateus 24:11

“Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores.” Mateus 7:15

“Mas houve também entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá falsos mestres, os quais introduzirão encobertamente heresias destruidoras, negando até o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição.” II Pedro 2:1

“Amados, não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos vêm de Deus; porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo.” I João 4:1

Viu, não precisei nem profetizar isso. A bíblia já nos convence do erro. Mas eu também não quero dizer que não haja profetas na igreja. Pelo contrario. Existem e há necessidade da presença deles, mas há um critério rigoroso que não é respeitados pelos pseudoprofetas.

O dom de profecias segundo o apóstolo Paulo em I Corintíos 14.3 é dado à igreja para a exortação, edificação, e para consolação dos que crêem. O dom de profecias quando em evidencia poderá também ser acompanhado de revelações, ciência, doutrina, e línguas. Ou seja, o dom de profecias poderá trazer as profundezas de Deus ou as ocultas do homem que ainda não lhe fora manifestado, e que pela execução e uso do dom através do profeta, consola, exorta, e edifica o servo de Deus. Observe bem: Consola, exorta, e edifica o servo de Deus. Você tem visto isso nas profecias que acompanha?

E para conhecermos melhor vou deixar uma lista de Falsos profetas que andaram ou andam por aí pregando heresias. Veja:

O Papa - Catolicismo Romano
Ellen G. White - A profeta da Igreja Adventista do Sétimo Dia
Cesar Castellanos - O Profeta do Movimento do G12
Joseph Smith - O profeta da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
Charles T. Russell - O profeta das Testemunhas de Jeová
John S. Scheppe - O profeta do Movimento Só Jesus
Witness Lee - Igreja Local
Kip McKean & Elena Mckean - Os profetas da Igreja de Boston
Frank Shermann Land - O profeta da Ordem De Molay
William Marrion Branham - O profeta do Tabernáculo da Fé
Allan Kardec - O profeta do Espiritismo Moderno
David Brandt Berg - O profeta dos Meninos de Deus ou Familiar do Amor
Anton La Vey - O profeta da Igreja de Satanás
Christian Rosenkreuz - O profeta do Rosa Cruz
Harvey Spencer Lewis - O profeta da AMORC
Helena P. Blavatsky & Annie Besant - As profetas da Teosofia
Mary Baker - A profeta da Ciência Cristã
Masaharu Tanigushi - O profeta da Seisho-No–Ie
Toruchira Miki - O profeta da Perfecty Liberty
Mokiti Okada - O Profeta da Igreja Messiânica
Shri Hans Maharaj Ji - O profeta da Missão da Luz Divina
Maharishi Mahesh Yogi - O profeta da Meditação Transcendental
Bhagwam Shree Rajneesh - O profeta do Movimento Bhagwan
Werner Erhard - O profeta do Est
Victor Paul Wierville - O profeta do Caminho Internacional
Herbert W. Armstrong - O profeta da Igreja de Deus em Worldwide
Emanuel Swedenborg - O profeta da Igreja da Nova Jerusalém
Charles Sherlock Fillmore & Myrtle Fillmore - Os profetas da Unidade
Sun Myung Moon - O profeta da Igreja da Unificação
A.C. Bhactivedanta Swami Prabhupada - O profeta dos Hare Krishna
Bahá-Allah - O profeta do Bahaísmo
Abulgasim Mohammad - Maomé - O profeta do Islamismo
Sidarta Gautama - O profeta do Budismo
Confúcio - O profeta do Confucionismo
Raimundo Irineu Serra - O profeta do Santo Daime
Manoel Jacintho Coelho - O Profeta da Cultura Racional
Luiz de Mattos - O profeta do Racionalismo Cristão
Iuri Thais - Inri Cristo - O profeta da Igreja da Suprema Ordem Universal da Santíssima Trindade
Alziro Zarur - O profeta da Legião da Boa Vontade
Eurico Mattos Coutinho & Vó Rosa - Os profetas da Igreja Apostólica
Jasmuheen - A profeta do Viver de Luz
Lafayette Ron Hubbard - O profeta da Cientologia
...
E não podemos esquecer dele: “SATANÁS” - O pai dos falsos profetas

Graça e paz seja convosco!

Pr. Luiz Filho

2 comentários:

  1. Este artigo ficou tremendo, e aproveitei pra tirar algumas duvidas pessoais a respeito deste que é um dom tão bonito e precioso mas que deve sempre ser deixado usar exclusivamente por Deus para a edificação , consolação e exortação da igreja , vc está de parabens , mais uma vez o nome do Senhor Jesus foi glorificado, a paz do Senhor.

    ResponderExcluir
  2. BALA, BALA, BALA.
    QUE JESUS DÊ SABEDORIA AOS CRISTÃOS DOS DIAS DE HOJE, POIS O POVO ESTÁ PERECENDO POR FALTA DE CONHECIMENTO.
    QUE JESUS TE ABENÇOE

    ResponderExcluir