domingo, 3 de maio de 2009

O AXIOMA CRISTÃO

Antes de tudo, quero esclarecer que o que vou aqui dissertar trata-se de um desabafo contra alguns segmentos religiosos que vem usurpando a fé de muitos cristãos protestantes em nosso Brasil querido. Estão criando doutrinas e dogmas que levam os seus membros a uma viagem ao mundo religioso, como se fosse verdade divina e essencial para a sobrevivência do homem nesta terra, até que o Noivo venha resgatar aquela que tem que vigiar sempre, com as lâmpadas cheias de azeite, alva como a neve e adornada de santidade. A Igreja.

Deus, desde os primórdios de seu projeto, a saber, a criação de uma nação santa, a sua Igreja, tem cuidado do povo santo, trazendo-os ensinamentos e formas para que a Noiva se torne realmente santa, até o momento final, o casamento. Vemos isso claramente quando o profeta Ezequiel é usado por Deus:

“Passando eu por junto de ti, vi-te, e eis que o teu tempo era tempo de amores; estendi sobre ti as abas do meu manto e cobri a tua nudez; dei-te juramento e entrei em aliança contigo, diz o Senhor Deus; e passaste a ser minha. Então, te lavei com água, e te enxuguei do teu sangue, e te ungi com óleo. Também te vesti de roupas bordadas, e te calcei com couro da melhor qualidade, e te cingi de linho fino, e te cobri de seda. Também te adornei com enfeites e te pus braceletes nas mãos e colar à roda do teu pescoço. Coloquei-te um pendente no nariz, arrecadas nas orelhas e linda coroa na cabeça. Assim, foste ornada de ouro e prata; o teu vestido era de linho fino, de seda e de bordados; nutriste-te de flor de farinha, de mel e azeite; eras formosa em extremo e chegaste a ser rainha. Correu a tua fama entre as nações, por causa da tua formosura, pois era perfeita, por causa da minha glória que eu pusera em ti, diz o Senhor Deus”. (Ezequiel 16:8-14)

O Soberano é bem claro quanto se retrata ao seu povo. Ele cuida com carinho, da banho, enfeita, perfuma (isto vai provocar muitos doutores), veste com as melhores roupas, faz uma Aliança Santa, faz sua Igreja formosa ao extremo. Ele ama, Ele cuida sem limites, e nos dá adjetivos tremendos:

“Mas vós sois geração eleita, sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para sua maravilhosa luz”. I Pe 2:9

Quem não quer ser santo? Quem não quer fazer parte do Reino de Deus?

A esta pergunta todos querem responder. Muitos querem falar das regras para isso. Esse é o homem. Que faz do desejo da sua libertação a sua prisão, da vontade de ser santo a sua condenação. Porque? Estão criando regras para algo que Deus já disse como é:

Antes de falar do homem contemporâneo, vou voltar aos primórdios tempos, quando Israel caminhava pelo deserto, a caminho da terra santa, lugar prometido por Deus.

Logo no início da caminhada, Deus deu ao seu povo um conjunto de regras para que sejam dignos do seu Reino, os dez mandamentos. Em Êxodo 20 encontramos esses mandamentos. Mas vou olhar apenas um detalhe. Bastou o líder do povo, Moisés, subir ao monte para buscar orientação divina e ter um momento de diálogo com o Pai, que o povo, relembrando das práticas pagãs no Egito, quebrou imediatamente a primeira regra dos mandamentos de Deus. Criaram um bezerro de ouro para adorá-lo. Só para lembrar, o primeiro mandamento diz:

Não terás outros deuses diante de mim. Ex 20:1

Ó povo insensato, cruel com seu destino e escolha! Mas e hoje, já falando do homem contemporâneo, o bezerro de ouro seria pequeno demais para a nossa geração. As imagens de adoração, os dogmas, as rosas, os lenços, o caminho de sal, o banho de descarrego, o manto e etc... já dizem por si só. Mas como vou falar para os pseudocristãos, vou esquecer as imagens, e vou falar de algo que vem acontecendo dentro das igrejas que se denominam cristãs protestantes, ditas por homens de grande convencimento oratório, com títulos doutos.

À pouco tempo recebi na igreja uma irmã que reclamava da opressão que sofria em sua congregação (que não pertence a minha comunidade), e que foi disciplinada simplesmente por ter criado uma comunidade virtual, e por ser proprietária de uma lan house, seu ganha pão por sinal. A irmã foi disciplinada pela liderança da igreja que alegou estar a mesma incursa em pecado, e a cinco anos ela não podia exercer função alguma, e era excluída de todas as atividades na igreja, além de sofrer preconceito religioso. Quando informou para a direção da igreja que iria se desligar daquela denominação, um dos lideres, tomado do dom de profecia (eu não creio que aquilo era profecia de Deus, pois o Diabo também é metido a profeta), disse que se ela saísse da igreja, um de seus filhos morreria.

De onde então surgem tamanhos absurdos doutrinários? Porque os homens criam tantas prisões? Vou responder: Da sua pobre e podre mente humana. É nela que eles estão firmados, e não na verdade divina que liberta.

E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. Jô 8:32

Será que eles conhecem a verdade?

O conceito da "verdade" vem desafiando a humanidade por milhares de anos. Filósofos da antiga Grécia debatiam a natureza da verdade. Eles discutiam se ela era real e absoluta, ou relativa e ilusória. Suas dúvidas podem ter sido refletidas numa questão de Pilatos:

"Que é a verdade?" (João 18:38).

Os homens podem andar em dúvida e incerteza, mas Jesus é inequívoco. Ele fala sobre a verdade como algo exato e objetivo. Em outra parte ele nos fala que a verdade é a palavra de Deus revelada. Quando ele falou com seu Pai (João 17:17), ele disse: "tua palavra é a verdade". Quando Jesus falou sobre a verdade, ele não estava falando sobre uma vaga abstração resultante de um intenso pensamento humano, meditação, lógica ou de um debate. Ele não definiu a verdade em termos subjetivos como uma coisa qualquer que as pessoas escolheriam acreditar. Jesus definiu a verdade como um fato revelado e eterno! A palavra de Deus é verdadeira independentemente do fato de eu concordar com isso, de eu aceitar e obedecer, ou rejeitar e contestar.

Outras citações no Novo Testamento também fazem alusão a isso:

Em 2 Timóteo 3:16-17, Paulo disse:

Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.

Paulo também disse que seu ensinamento não tinha palavras de sabedoria humana, e sim palavras reveladas pelo Espírito Santo, veja 1 Coríntios 2:9-13.

As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.

Deus revelou a verdade como certa e absoluta. Deus não nos deu meramente idéias subjetivas para serem moldadas de modo a se ajustarem às nossas situações. Ele não aprova distorções ou modificações das Escrituras para que se ajustem aos nossos caprichos. Deus certamente não nos deixou num mar de dúvidas onde nada podemos saber com certeza. Mas porque acontecem coisas estanhas, ou criam doutrinas absurdas dentro das igrejas? Por que o homem foge da verdade que é a palavra de Deus. E o mais impressionante é que eles falam contra vários pecados, doutrinas, idéias, e no fim impõem coisas que não pertence a Palavra da Verdade. E querem defender e nos fazer engolir essas teorias como se fosse a única verdade que existe para levar a salvação. Porém não conseguem, e claro, não encontram subsídios na bíblia para afirmar ser certo aquilo que falam e pregam. É o que chamo de AXIOMA CRISTÃO. O que é isso? Vamos descobrir primeiro o que é um axioma:

Um axioma é uma sentença ou proposição que não é provada ou demonstrada e é considerada como óbvia ou como um consenso inicial necessário para a construção ou aceitação de uma teoria. Por essa razão, é aceito como verdade e serve como ponto inicial para dedução e inferências de outras verdades (dependentes de teoria).

Proposição é um termo usado em lógica para descrever o conteúdo de asserções. Uma asserção é um conteúdo que pode ser tomado como verdadeiro ou falso. Asserções são abstrações de sentenças não-lingüísticas que a constituem. A natureza das proposições é altamente controversa entre filósofos, muitos dos quais são céticos sobre a existência de proposições. Muitos lógicos preferem evitar o uso do termo proposição em favor de usar sentença.

Fonte: http://wapedia.mobi/

Criar um axioma dentro das igrejas é estratégia de Satanáz para afastar os homens da verdade Divina, e assim conseqüentemente levá-los á condenação. Aquele que está afastado da verdade Divina, não tem como entrar no reino de Deus.

A bíblia diz que os feiticeiros e os idólatras não entrarão no reino de Deus:

Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira. Ap. 22:15

Vamos estudar um pouco sobre este versículo?

Quais são os costumes da feitiçaria ou o que é feitiçaria?

Feitiçaria designa a prática ou celebração de rituais, orações ou cultos com ou sem uso de amuletos ou talismãs (objectos ao qual são atribuídos poderes mágicos), por parte de adeptos do ocultismo com vista à obtenção de resultados, favores ou objectivos que, regra geral, não são da vontade de terceiros. Pode estar relacionada com cultos às forças da natureza ou aos antepassadosfalecidos, sendo que está também frequentemente relacionada com o uso de artes consideradas mágicas, à invocação de entidades , como por exemplo, espíritos, deuses, gênios ou demônios, ou o emprego de diversas formas de adivinhação. Os praticantes e líderes da feitiçaria, designados de feiticeiros, gozavam de uma considerável influência social em diversas comunidades, sendo encarados como líderes religiosos ou conselheiros.

Fonte: Http://pt.wikipedia.org/wiki/Feitiçaria

Você já viu ou participou de algo parecido? Levou alguma rosa, lenço, talismã, pão ou coisa parecida, ungida para casa, onde te disseram que aquilo traria influencia positiva para você? Já participou de algum culto onde invocam os exus e outros demônios para se manifestarem em alguém e logo depois dão ênfase para o encosto incorporado?

E a mentira, o que é?

Mentira é uma declaração feita por alguém que acredita ou suspeita que ela seja falsa, na expectativa de que os ouvintes ou leitores possam acreditar nela. Portanto uma declaração verdadeira pode ser uma mentira se o falante acredita que ela seja falsa; e histórias de ficção, embora falsas, não são mentiras. Dependendo das definições, uma mentira pode ser uma declaração falsa genuína ou uma verdade seletiva, uma mentira por omissão, ou mesmo a verdade se a intenção é enganar ou causar uma ação que não é do interesse do ouvinte. “Mentir” é contar uma mentira. Uma pessoa que conta uma mentira, em especial uma pessoa que conta mentiras com freqüência, é um “mentiroso”.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mentira

Já viu ou participou de algo como: Você não pode usar desodorante, perfume, colocar brinco, usar calça comprida ou camisa curta, deixar a barba crescer e etc.... Eles conseguem provar isso? Existe embasamento bíblico para tal? O máximo que conseguem são versículos isolados, que falam de outros assuntos, e nem se preocupam em estudar o contexto do que é dito na palavra. Como exemplo, outro dia li um artigo onde o autor dizia que mulher não pode ser pastora, que a bíblia não permitia isso, e sabe qual versículo ele usou? Eu conto: As mulheres devem ficar caladas nas assembléias de todas as igrejas dos santos, pois devem estar submissas, como diz a lei. I Coríntios 14:34. Reparou que no versículo Paulo diz (como diz a lei). Paulo era Judeu, e ele tinha que seguir a lei Judaica, e lá, as mulheres não podiam falar. Ao contrário do que Deus falou em Atos 2:17-18.

E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos jovens terão visões, e sonharão vossos velhos; até sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e profetizarão. (grifo meu)

Como vimos, muitos estão criando coisas e coisas e fomentando regras que passam longe da verdade de Deus, que é a Sua palavra, e Deus já nos advertiu quanto a isso:

“Igualmente hão de surgir muitos falsos profetas, e enganarão a muitos...” Mateus 24:11


“Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores.” Mateus 7:15


“Mas houve também entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá falsos mestres, os quais introduzirão encobertamente heresias destruidoras, negando até o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição.” II Pedro 2:1


“Amados, não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos vêm de Deus; porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo.” I João 4:1

Quando você assiste uma pregação, ou lê um livro você questiona se o que está sendo falado é de Deus? Você ao acabar de ouvir, estuda para confirmar se o que ouviu vem de Deus? Estudar a pregação dos pastores não é pecado, é sabedoria. A bíblia manda que nós escutemos, analisemos e retenhamos o que é bom. Portanto, se algum pastor questionar porque você está estudando a pregação dele, diga que você está buscando a confirmação de Deus. Não tenha medo. A bíblia ainda adverte: O meu povo perece por falta de conhecimento...” Oséias 4:6. O conhecimento vem pelo estudo da palavra de Deus. “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam. João 5:39.

Muitas palavras são lançadas para a igreja. Muitos pregadores não têm consciência da responsabilidade de ministrar a verdade, e muitos deixam seus interesses prevalecerem ante a vontade de Deus. Para muitos, uma igreja cheia é sinal de sucesso, e a alma dos crentes são apenas números, estatísticas e valores. O cuidar das ovelhas não existe, muitos nem sempre conhece as suas ovelhas pelo nome. Falta compromisso com a missão dada por Jesus.

Amado irmãos, conclamo todos a analisar com cuidado o que Deus quer de cada um de nós. Como ser santo, como viver na igreja, a comunhão, a fé. Aprenda a buscar as coisas de Deus de forma verdadeira. Saiba, antes de dizer amém (que significa: que assim seja.), pergunte: ESTÁ NA PALAVRA DE DEUS? Ela é a Palavra da Verdade!!!

Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo. Ninguém vos domine a seu bel-prazer com pretexto de humildade e culto dos anjos, envolvendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão, E não ligado à cabeça, da qual todo o corpo, provido e organizado pelas juntas e ligaduras, vai crescendo em aumento de Deus. Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como: Não toques, não proves, não manuseies? As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens; As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne.

. Colossenses 2:16-23

Graça e paz seja com todos.

Pr. Luiz José Bento Filho.

O texto poderá ser usado desde que mencionada a fonte e autor.

2 comentários:

  1. É.... cada vez mais o ser humano complica as coisas! O Senhor Jesus é simples, objetivo e já deixou tudo pronto e registrado em suas escrituras, apenas para que seja seguido segundo a vontade DELE, para que se cumpra em nós toda sorte de bênçãos, salvação e milagres... Muitos tentam fazer regras humanas que estão levando a igreja de CRISTO adoecer, porém, esse amor sem medida do SENHOR por nós tem dado proteção e esclarecimento acerca dessas doutrinas falsas . Deixo a você que lê esse comentário, é que guarde o seu coração e tudo que tem para que ninguém roube sua coroa . A paz do SENHOR Jesus!

    ResponderExcluir
  2. MUITAS DAS VEZES É POR ISSO QUE MUITAS ALMAS Ñ SE RENDEM A DEUS, POR CAUSA DE DOUTRINAS DE ALGUMAS IGREJAS,AÍ DEIXAM DE RECEBER A BENÇAÕ.MAS O DEUS QUE NÓS SERVIMOS É FIEL, OBJETIVO,ELE QUER QUE SEJAMOS SEGUIDORES DE SUA PALAVRA!QUE SEJAMOS SEMPRE FIEL A ELE!

    ResponderExcluir