quinta-feira, 14 de maio de 2009

ESTERIÓTIPO SANTO


Acontece algumas coisas na vida que entristece muito a nossa alma, e quando vejo isso acontecer na Casa de Deus, fica até difícil descrever o sentimento que assola a alma. Tento vislumbrar a tristeza de nosso Deus ao ver sua criação, o homem, se enveredar pela “sabedoria” humana travestida de ideologia religiosa.

Ideologia é um termo usado no senso comum contendo o sentido de "conjunto de idéias, pensamentos, doutrinas e visões de mundo de um indivíduo ou de um grupo, orientado para suas ações sociais e, principalmente, políticas". A ideologia, segundo Karl Marx, pode ser considerada um instrumento de dominação que age através do convencimento (e não da força), de forma prescritiva, alienando a consciência humana e mascarando a realidade.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ideologia

Deus nos mostra como se degrada a fé daqueles que são tidos por Cristãos protestantes. Estão se apegando a religiosidade, a dogmas, a costumes e outras doutrinas que são criadas para estabelecer uma imagem pessoal de santidade. Analise bem o motivo da minha indignação:

Eu estava estudando um novo tema de artigo para ser incluso em nosso blog, quando recebi um telefonema de uma irmã, de uma outra denominação, convidando o Ministério Menorah de Adoração (Ministério de louvor da Comunidade Evangélica Nova Esperança a qual pertenço) para louvar na festividade de sua igreja. Quando estávamos discutindo sobre o tempo do louvor, equipamentos e afins, a irmã fez uma breve exigência, usando as seguintes palavras: Pastor Luiz, eu gostaria de pedir que fosse solicitado às irmãs que fazem o back vocal do ministério, para no dia do evento virem de vestido longo ou saia, pois o senhor sabe como é a doutrina de minha igreja, e eles não irão gostar caso alguém não venha assim.

Isso soou como uma martelada aos meus santos ouvidos!!! Até onde vai a hipocrisia humana? Cada vez ela se supera mais!! Jesus uma vez havia dito aos Fariseus: “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia. Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade”. Mateus 23:27-28

Talvez a desavisada irmã tenha imaginado que nós iríamos lá cantar para eles, afinal a festa era para a igreja. Mas eu não queria ir (e não vou) para louvar ao homem, mas unicamente ao nosso Deus soberano. “Cantai alegremente a Deus, nossa fortaleza; erguei alegres vozes ao Deus de Jacó. Entoai um salmo, e fazei soar o adufe, a suave harpa e o saltério”.Salmos 81:1-2. E esse Deus que sirvo, louvo, prego e adoro me conhece(e conhece a todos) de dentro para fora, e Ele não vê como vê o homem: "... porque o Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração." (I Samuel 16:7b).

Deixo expor novamente a minha indignação. Porque o homem insiste em estar na frente de Deus? Porque querem criar uma imagem de santo se não querem tomar atitude de santo? Isso é viver aprisionado nos dogmas. Mas o que é um dogma?

Um dogma (do grego δόγμα, plural δόγματα) é uma crença/doutrina imposta, que não admite contestação, cada um dos pontos fundamentais e indiscutíveis de uma crença religiosa. No campo religioso, alega-se ser uma verdade divina, revelada e acatada pelos fiéis. No catolicismo, os dogmas surgem das Escrituras e da autoridade da Igreja Católica.

O termo DOGMA está ligado à ideologia ou conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso ou político.

São afirmações absolutas que não permitem discussão, um conjunto sistemático de representações (idéias, valores) e de normas ou regras (de conduta), que indicam ou prescrevem aos membros da sociedade o que devem pensar e como devem pensar. Também indica o que esses membros devem valorizar e como devem valorizar, o que devem sentir, fazer.

O dogma, paralelamente a isso, possui caráter prescritivo, normativo, regulador, cuja função é dar aos membros de uma sociedade, dividida em classes, uma explicação para as diferenças sociais, políticas e culturais.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dogma

Baseados nestes dogmas criam regras, manias, formas, e o que chamo de ESTEREÓTIPO SANTO. É a prisão da pseudo-fé. Te prendem em nome de uma imagem de santidade. Vamos entender melhor o que é um esteriótipo:

Estereótipo é a imagem preconcebida de determinada pessoa, coisa ou situação. São usados principalmente para definir e limitar pessoas ou grupo de pessoas na sociedade. Sua aceitação é ampla e culturalmente difundida no ocidente, sendo um grande motivador de preconceito e discriminação.

O Estereótipo também é muito usado em Humorismo como manifestação de racismo, homofobia, xenofobia, machismo e intolerância religiosa. É muito mais aceito quando manifestado desta forma, possuindo salvo-conduto e presunção de inocência para atingir seu objetivo.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Estereotipo

Podemos ver então que se trata de uma coisa exclusivamente originária na mente humana. Não há nada de divino nisso. Falta conhecimento para muito crente. Falta estudo (da Palavra de Deus), falta examinar a verdade que está na Bíblia. Falta discernimento. Lembro uma palavra importante da escritora Ellem G. White.

"A capacidade de discernir entre o que é reto e o que não o é, podemos possuí-la unicamente pela confiança individual em Deus. Cada um deve aprender por si, com auxílio dEle, mediante a Sua Palavra. A nossa capacidade de raciocinar foi-nos dada para que a usássemos, e Deus quer que seja exercitada." (E. G. White, Educação, p. 231)

Precisamos buscar a verdade descrita na bíblia para a vida cristã. Só para refutar brevemente a teoria dos dogmas e do esteriótipo santo, cito Colossenses 2:12 a 23:

Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos. E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas, Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz. E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo. Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo. Ninguém vos domine a seu bel-prazer com pretexto de humildade e culto dos anjos, envolvendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão, E não ligado à cabeça, da qual todo o corpo, provido e organizado pelas juntas e ligaduras, vai crescendo em aumento de Deus. Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como: Não toques, não proves, não manuseies? As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens; As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne.

Essa passagem bíblica ainda lhe deixa alguma dúvida sobre os dogmas e doutrinas humanas? As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne”. O que é feito para satisfazer a carne não traz salvação.

Te convido amado leitor a buscar o conhecimento da verdade descrita na bíblia, pois somente ela traz conhecimento para a salvação. João 8:32 diz: "E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará ."

Em 2 Timóteo 3:16-17, Paulo disse: "Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra."

Antes de tomar qualquer ensino das coisas de Deus como certo, pergunte: Está na bíblia?

Além de perguntar, estude, refute, examine as escrituras:

João 5:39 "Examinai as Escrituras..."

Colossenses 2:8 "Tendo cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo."

Filipenses 4:8 "Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai."

Graça e paz de Cristo seja com todos vós.

O texto poderá ser usado desde que citada a fonte.

Pr. Luiz José Bento Filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário